quinta-feira, 5 de maio de 2011

Videogames



Tenho boas lembranças de quando brincava de videogame com meus irmãos. Na verdade, “brigávamos” de videogame! Era muito interessante a forma “democrática” que escolhíamos quem brincava primeiro ou mais. Pelo fato de eu ser o menor, advinha quem ficava por último a maioria das vezes?

Existem três lições extremamente simples, mas muito profundas que, inconscientemente, aprendi com os jogos eletrônicos e que tem tudo a ver com a forma com que encaramos (ou deveríamos encarar) a vida quando adultos, bem como alguns hábitos que devemos cultivar.

Objetivos

Todo jogo tinha um objetivo: levar oxigênio para um sobrevivente, comer todas as pastilhas sem ser pego pelos adversários, impedir que a cidade fosse destruída por meteoros...

Quais os objetivos de nossa vida? Onde queremos chegar, onde queremos estar, como queremos que seja? E daqui a quanto tempo?

Regras

Regras existem em tudo, inclusive nos jogos e na vida. Grande novidade, não? Mas o impressionante é que cada vez mais pessoas querem colher sem plantar, serem aprovadas em concursos sem estudar, emagrecer sem se alimentar corretamente e praticar atividades físicas, serem bem tratadas sem tratarem bem; pessoas que esperam mais do que estão levando!

Estamos dispostos a jogar de acordo com as regras? Ou queremos dar uma de espertos e usar “atalhos” ou códigos secretos que nos deem invencibilidade?

Fases

Creio que a mais contundente lição que aprendi com os videogames seja esta: passar de fase.

O esforço para não repetir os erros, a disposição para aprender coisas novas, a perseverança que nos faz tentar até conseguir. Quantos ficam pelo caminho por não conseguirem superar obstáculos, vencer desafios, assimilar frustrações... ou porque simplesmente gostaram muito de uma fase!

As dificuldades aumentam conforme passamos de fase. Cientes disso, não percamos tempo com o passado e com as mágoas que tanto sugam nossa vitalidade.
 
E lembremo-nos: quando ficarmos bons em um jogo ao ponto de até conseguirmos zerá-lo, ajudemos quem porventura nos pedir para ensiná-lo!

Bom jogo para você!


...

4 comentários:

  1. Fala, Toninho!!!

    Muito bom o texto e bem elaboradas as comparações com o vídeo game. Na próxima vez que nos reunirmos, vamos jogar ATARI?

    Um abraço,
    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dudu, um feliz 2016 pra você!!! (Acho que ainda não tinha visto seu comentário aqui no blog... rsrsrsrs)

      Excluir
  2. nhaaaaaaaaaaaaaaaawn!
    que saudade desse tiozinho...
    :D
    :*
    Tarsis Malta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande abraço pra vc, Tarsis! Um 2016 cheio de realizações!!!! (Acho que ainda não tinha visto seu comentário aqui no blog... rsrsrsrs)

      Excluir